segunda-feira, 14 de maio de 2012

Senac abre 1º Curso Técnico em Meio Ambiente

terça-feira, 24 de abril de 2012
Unidade Vitória inicia primeiro curso Técnico em Meio Ambiente do Senac

A partir de desta terça-feira (24), a unidade de Vitória começa, das 8h às 12h, o primeiro curso do Senac de Técnico em Meio Ambiente. Com duração de um ano e meio, o curso compreende o total de 1.122 horas-aulas. Segundo Sandro Diniz, gerente da unidade, o curso técnico oferece uma visibilidade em relação à questões como responsabilidade social e ambiental no mercado de trabalho. “Esse profissional é o responsável dentro da empresa por fiscalizar como ela irá tratar do lixo resultante, se irá reciclar ou descartar corretamente os dejetos de forma que não prejudique a natureza e a sociedade”, afirma.  Isso demonstra uma atualização dentro do contexto da sustentabilidade.
O técnico do ramo é uma espécie de consultor ligado às questões ambientais de responsabilidade de determinado empreendimento, seja indústria ou comércio. Ele mantém o controle de atividades ou equipamentos que seriam possíveis poluidores, como extração, transporte, produção, uso e comercialização de produtos danosos ou matéria da fauna e flora.
As ofertas de emprego em relação a esse profissional não se limita à empresas privadas. Ele pode atuar em órgãos públicos, consultoria para clientes, ONGs, administração de parques e reservas ambientes e até como autônomo.

Telemarketing em Pernambuco - Senac Capacita

O setor de telemarketing está na lista dos que mais geram vagas de emprego em Pernambuco e no Brasil. Nos últimos três anos, o número de contratações em todo o país aumentou 235%, de acordo com a Associação Brasileira de Telemarketing.
Os operadores de telemarketing podem receber reclamações, tirar dúvidas, fazer cobranças, divulgar produtos, promoções, fechar vendas… tudo por telefone. Em Pernambuco, cerca de 30 mil profissionais atuam no setor e a estimativa é de 900 novas vagas em 2010.
Na Agência do Trabalhador de Jaboatão, a oferta atual é de 400 vagas. Para cada uma, vão ser encaminhadas três pessoas, portanto 1.200 candidatos devem participar da seleção. Nesse caso, são seis horas de trabalho, salário de R$ 510,00, vale-transporte e vale-refeição.
A gerente de Promoção de Trabalho e Renda de Jaboatão, Akemi Morimura, falou sobre o perfil do profissional: “A profissão de telemarketing, prioritariamente, é voltada para jovens de 18 a 24 anos. Mas esse perfil tem mudado, uma vez que as empresas pedem pessoas com mais experiência”.
Por conta desse mercado aquecido, o Senac vem aumentando a quantidade de cursos pra preparar operadores de telemarketing. A procura é grande: todo ano, são formadas, pelo menos, 500 pessoas, só na unidade do Recife. Foram iniciadas também turmas para treinar supervisores de call center.
“Ele é um curso de aperfeiçoamento. Como pré-requisito para participar, os alunos têm que atuar há pelo menos um ano em call center ou ter realizado o curso de operador de telemarketing. A demanda desse curso é significativa, uma vez que existe a profissão, mas não existia a certificação”, informou o instrutor-chefe do Senac, Sandro Diniz. (Pe360Graus)